O Corrimento Vaginal é Normal?

O corrimento vaginal consiste em um liquido que sai da vagina da mulher, seu aspecto normalmente é viscoso e esbranquiçado, no entanto, sua textura e coloração pode sofrer um pouco de alteração dependendo do ciclo menstrual da mulher. Ele é responsável por apontar com0 está a saúde da mulher, uma vez que quando acompanhado de mal cheiro, grande mudança na textura, assim como sua cor, são indícios de uma possível patologia.

Imagem ilustrativa

Diante disso, quando acompanhada de coceira, vermelhidão, escamação, lesões vaginais e secreção com cores típicas, além de mal cheiro, podem facilitar o diagnóstico de uma possível infecção bactericida, através da análise de um ginecologista. Sendo assim, através do corrimento vaginal podem ser detectadas as seguintes enfermidades: candidiáse, câncer no colo do útero, câncer na vagina, câncer no endométrio, infecção viral (vírus do HIV), infecções causadas por bactérias ou protozoários.

Imagem ilustrativa

Para saber se é necessário o acompanhamento de um médico e verificação das causas do corrimento, a mulher dever observar o fundo da calcinha e o papel higiênico após realizar a limpeza vaginal, pois muitas vezes apenas de observar e ouvir os relatos da paciente o médico já conseguirá diagnósticar as causas e se há anormalidade na secreção, ele poderá solicitar ainda, exames como o papanicolau.  Quando o corrimento é de causa patológica em sua maioria o tratamento é por meio de antibióticos, exceto a candidiáse, e nos demais casos ambos os parceiros deveram ser submetidos a tratamento ao mesmo tempo para evitar a reinfecção.

 

Deixe o Seu Depoimento